top of page
Buscar
  • marcelabebold

Data Center: 3 dicas para escolher o local ideal para a construção!


Como o Data Center é uma estrutura de missão crítica, é preciso oferecer condições necessárias para nunca haver interrupção do serviço. O engenheiro responsável pela elaboração do projeto deve prever algumas necessidades usuais e específicas desse ambiente.

Se você está acompanhando a construção do Data Center da sua organização ou quer tirar dúvidas sobre a eficiência do projeto da estrutura de que dispõe, esse texto foi feito para você. Confira!

1. Verificar se o local não tem risco de alagamento

A questão da indisponibilidade deve ser pensada no pré-projeto do Data Center. Um dos pontos de atenção é em relação aos líquidos que vêm da parte interna ou externa.

O projeto precisa contemplar uma localização que não tenha riscos de alagamentos, que seja segura quanto à inundação.

Internamente, é importante evitar locais próximos a tubulações hidráulicas, áreas molhadas, como a rede de água, esgotos, vestiários, banheiros ou cozinha.

2. Espaço para instalar geradores e condensadores de máquinas de ar-condicionado

Estes dois equipamentos necessitam de um espaço físico na parte externa ao Data Center, com isso é preciso pensar em um local que tenha espaço suficiente para estas acomodações.


Muito importante analisar a distância entre as evaporadoras com as condensadoras, isso garante melhor performance e redução de custo.

Analisar a distância de onde virá o alimentador de energia elétrica também requer cuidados, principalmente pelo alto custo do cobre.

Caso as acomodações sejam sobre lajes, muito importante avaliar a carga que a mesma suporta por m², isso muitas vezes envolve um engenheiro calculista.

3. Garantir disponibilidade de energia elétrica

Uma das falhas mais críticas em um Data Center é a relacionada com energia elétrica. Essa falha pode vir do sistema de energia, como Nobreak e geradores, mas também das concessionárias.

As falhas são comuns em um negócio. Porém o impacto da paralisação dos serviços pela falta de um sistema de energia eficiente é alto. Considerando que equipamentos de TI são sensíveis à variação de temperatura ocasionada pela falta de energia é parada do ambiente na certa.

Com isso, uma boa solução de gerador pode garantir os serviços na falta de energia da concessionária.

Quer tirar dúvidas sobre projeto e pré-projeto de Data Center? Gostaria do nosso apoio para a definição do melhor local para a construção? Deixe seu recado!

38 visualizações0 comentário
bottom of page