Buscar
  • Ideal Network

Qual a importância da manutenção do Data Center?


O Data Center significa uma vantagem estratégica para as empresas. Afinal, ele garante uma expansão segura da operação, otimização de processos e muito mais. Mas, como qualquer estrutura complexa, necessita de manutenção periódica.


Normalmente, esse tipo de estrutura armazena informações sigilosas e equipamentos que garantem a operação do negócio, o que já torna a manutenção dos equipamentos imprescindível. O Data Center não pode parar, certo?

Porém, há também o custo das informações e equipamentos projetados para esse espaço. A manutenção garante que seu investimento não seja em vão. Vamos explicar isso melhor a seguir!


A manutenção do Data Center garante uso de equipamentos em pleno funcionamento


Cada equipamento tem uma durabilidade, um período de funcionamento estável e dentro do que foi designado pelo fabricante. Ou seja, em algum momento, ele pode operar de maneira instável e sujeito a falhar ou dar defeitos.


Um ar-condicionado, por exemplo, demanda manutenção e limpeza frequente dos filtros. E no Data Center a refrigeração importa muito! Porém, precisamos nos atentar ao fato de que os equipamentos de monitoramento também precisam ser avaliados periodicamente para que não surpreendam a operação com uma falha no sistema de supervisão do ambiente.


Sem contar que alguns equipamentos podem ser substituídos, com o passar do tempo, por máquinas atualizadas que o mercado venha a oferecer. Há sempre novidades em tecnologia que tornam o seu Data Center ainda mais eficiente.


O ideal, portanto, é realizar a manutenção trimestral de todos os equipamentos e estar sempre atento a alarmes e indicadores que possam existir nos equipamentos.


A manutenção preventiva evita custos com a paralisação da operação e com a troca de equipamentos


A manutenção preventiva faz valer o seu investimento na construção do Data Center. Afinal, ela evita o custo de ter de trocar, sem planejamento, equipamentos que se danificaram com o uso ou até com o tempo.


Além disso, se sua operação parar por causa de problemas técnicos ou até mesmo problemas estruturais, os custos dessa paralisação podem ser ainda maiores do que o que teria com a manutenção preventiva. Ainda mais quando as atividades da empresa são consideradas essenciais, como no caso de hospitais, indústrias ou agências bancárias.


E para não deixar isso acontecer, é só fazer manutenção periódica e preventiva.


Verificar a rede e o cabeamento


Quando você aposta em cabeamento de qualidade, coisa que a Ideal Network preza muito, a segurança do Data Center será muito maior. Mas isso não quer dizer que o monitoramento pode ser dispensado, ok?


É importante checar o cabeamento óptico e metálico periodicamente com limpeza e certificação por meio de equipamentos apropriados para efetuar um possível gerenciamento dos problemas de funcionamento de equipamentos.


Não menos importante é o cabeamento elétrico, o qual deve ser checado garantindo que não existem pontos de aquecimento e mal contato que possam causar grandes danos à instalação.


Caso haja aumento de demanda elétrica ou dados devido a mudança ou processamento dos servidores, fale com o engenheiro ou com a empresa responsável e verifique se a estrutura é suficiente. Normalmente, essa expansão já foi planejada no pré-projeto, mas garantir o bom funcionamento do negócio é sempre prioridade!


A manutenção é essencial para o seu negócio e para planejar custos estruturais. Na Ideal Network, indicamos que esse processo seja feito trimestralmente. Fora desse período, continue atento a alarmes e ao funcionamento das máquinas.


Se precisar de um apoio, estamos aqui!

12 visualizações0 comentário