Buscar
  • Ideal Network

Pré-projeto: vantagens para o cliente!

Atualizado: Ago 10


Se tivéssemos que estabelecer com uma frase a importância do pré-projeto, poderíamos afirmar que ele é a parte fundamental de todo o projeto. Graças a esta etapa, definimos o escopo do trabalho, realizamos o dimensionamento dos materiais a serem utilizados e calculamos a mão de obra necessária.


Por meio do pré-projeto, os custos são avaliados de forma mais assertiva para o cliente, atuando de forma mais segura, a fim de minimizar os problemas e necessidades futuras que não haviam sido consideradas.


A seguir, você confere mais detalhes sobre essa importante etapa!


Por que fazer pré-projeto?

O pré-projeto garante que a mão de obra necessária para a realização dos serviços, os custos do orçamento e as expectativas do cliente sejam asseguradas.


Outro exemplo é o caso de projetos elétricos, em que analisamos os equipamentos que serão instalados, e realizamos o dimensionamento da carga necessária, a fim de garantir que toda a instalação seja atendida de forma segura, sem riscos de sobrecarga.


Como elaborar o pré-projeto?

Basicamente temos dois procedimentos:


• Análise dos projetos: Uma das formas de elaborar um pré-projeto, é por meio da análise de projetos arquitetônicos, diagramas elétricos, diagramas de bloco e memoriais descritivos enviados pelo cliente. Em posse desses documentos, a equipe de engenharia analisa o escopo solicitado, tendo assim condições de dimensionar os materiais a serem utilizados e mão de obra necessária.


• Visita técnica: somada à análise dos projetos, é importante a realização de visita técnica no local da obra, o que permite que sejam observados detalhes importantes das instalações que podem não estar especificados nos projetos, como por exemplo pilares e vigas que interfiram no encaminhamento de infraestrutura. Com isso, temos uma visão assertiva das ações que devem ser implementadas.


Agora que já entende a importância do pré-projeto, convidamos você a ler o texto “O que devo saber ao planejar uma instalação elétrica?”.

19 visualizações0 comentário