top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Network

Rede óptica: maior qualidade e transmissão de dados para o seu negócio!


A rede óptica torna-se cada vez mais comum em nosso país. A Anatel aprovou um plano para oferecer a fibra óptica em mais 2,5 mil municípios e localidades.


Em breve, mais pessoas terão acesso a redes de alta capacidade e rapidez em suas conexões residenciais. Uma facilidade cujos benefícios você pode requerer para a sua empresa.


A seguir, explicamos melhor o que é rede óptica e falamos sobre as vantagens dessa tecnologia para o seu negócio!


O que é rede óptica?

A rede óptica é o tipo de conexão conduzido pelas fibras ópticas. As fibras ópticas, por sua vez, são feixes feitos de vidro revestidos de plástico reflexivo. Esse meio físico possibilita a transmissão de luz de uma ponta a outra sem que essa luz “escape”, isto é, haja perdas.


A história da descoberta dessa fibra é longa, mas vamos resumir aqui que nos anos 60 o físico chinês Charles Kao descobriu que os cabos de fibra óptica eram menores e bem mais velozes no quesito transmissão de dados. E melhor: com custo que compensava o investimento.

Com isso, o uso se tornou comum na área de telecomunicação, mas também em outros segmentos, como redes de computadores, equipamentos hospitalares, linhas de transmissão de energia elétrica e até a comunicação entre continentes através de fibras marítimas.


As redes ópticas se dividem entre PON, FTTH (Fiber to the Home) e FTTx, cada uma com um tipo de implantação e atendendo necessidades específicas.


Quais as vantagens da rede óptica para empresas?


Agora que você conhece mais dessa tecnologia, vamos abordar as vantagens de contar com a rede óptica para a sua empresa!


Velocidade de transmissão


A velocidade da fibra óptica é muito mais confiável e estável do que o cobre. Para se ter uma ideia, a velocidade pode chegar nos dias atuais a 400 Gigabits por segundo em um canal.

Essa vantagem é ideal para empresas que dependem da conexões rápidas para manter as operações cada vez mais complexas (atualmente, a maior parte). Ela garante que as entregas sejam realizadas com sucesso e que a equipe seja 100% produtiva.


Investimento baixo na comparação com a qualidade que se entrega


As fibras ópticas são flexíveis e, portanto, fáceis de instalar. Elas também não exigem cabeamento em excesso, como no caso das redes metálicas à base de cobre.

Elas também são resistentes a danos e ao clima, exigindo pouca manutenção. Os custos operacionais com equipamentos também nos dias atuais reduziram bastante nos últimos 10 anos.


Segurança dos dados


Graças à luz, a conexão por fibra óptica é duradoura em momentos de instabilidade ou quando há chuva, sol ou vento com intensidade; a estrutura sendo bem projetada e implantada dificilmente irá apresentar problemas.

Por ser menos suscetível a impulsos eletromagnéticos, a conexão via fibra óptica é segura em relação à proteção de dados. No que diz respeito a redes, segurança é uma exigência para qualquer negócio.

Como você pode ver, a rede óptica é a tecnologia do momento para quem quer contar com uma conexão realmente eficiente. Para conhecer outras vantagens da rede óptica para a sua empresa, entre em contato com a Ideal Network!











31 visualizações0 comentário
bottom of page