top of page
Buscar
  • marcelabebold

Alta disponibilidade: o que é e quais os benefícios para o seu negócio?


Quando um sistema para de funcionar, a empresa se coloca em risco. Para que não haja prejuízos à organização e às pessoas envolvidas, temos a possibilidade de construir uma infraestrutura com alta disponibilidade (high availability ou H.A.).

Mas o que é alta disponibilidade e quais os benefícios de contar com um sistema com essa garantia para o negócio? É isso que você confere a seguir.

O que é alta disponibilidade?

Esse termo normalmente é utilizado em empresas com infraestrutura de TI e indica que todas as aplicações e sistemas apresentam desempenho e SLA garantido em quase 100% do tempo.

Isso significa que, ainda que tenha falhas, o sistema não sofre paralisação completa, garantindo a continuidade do serviço prestado e a integridade total dos dados absorvidos e processados pela empresa.

O que significa ter boa taxa de disponibilidade?

Uma boa taxa de disponibilidade é o mesmo que uma boa taxa de produtividade para a empresa ou, em outras palavras, é contar com uma estrutura que nunca cessa seu funcionamento.

Os sistemas das empresas que exigem alta taxa de disponibilidade são projetados para funcionarem dentro do que chamamos de “Cinco 9s”, ou seja, 99,999%.

É importante acompanhar as diferentes necessidades de disponibilidade de cada negócio, pois uma empresa que tem 1% de inatividade terá 3,65 dias de indisponibilidade. Por meio de planejamento, é possível avaliar os riscos e as chances de evitar complicações para o negócio.

Como garantir a alta disponibilidade?

A garantia de disponibilidade total dos serviços da empresa depende de uma avaliação de suas necessidades e, a partir delas, sugerir estratégias de infraestrutura.

Alguns exemplos dessas estratégias são:

  • Apostar em sistemas redundantes sejam eles físicos ou lógicos, os quais permitem a continuidade dos serviços, mesmo em caso de falhas.

  • Contar com um sistema de backup eficiente, onde em Data Center indicamos um principal e um backup, com toda a operação espelhada protegendo os dados de forma estratégica.

A garantia da continuidade dos seus serviços depende da alta disponibilidade de seus sistemas. Para saber mais sobre esse assunto, escreva para a Ideal Network!

57 visualizações0 comentário
bottom of page