top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Network

Tipos de manutenção: saiba qual é o ideal para a sua empresa


Imprevistos acontecem, mas empresa nenhuma pode deixar que a imprevisibilidade seja rotina. É preciso antever problemas para garantir a confiabilidade de equipamentos e da estrutura da empresa. É preciso, portanto, investir em manutenção.


A manutenção de equipamentos e da estrutura da empresa evita custos desnecessários com reparos e, principalmente, que a empresa fique algum tempo com a operação defasada. As empresas devem contar com um plano de manutenção que atenda as suas necessidades.


A propósito, existem tipos diferentes de manutenção indicados para determinadas modalidades de negócio. Veja quais tipos têm mais a ver com a sua empresa!


Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva é a que acontece após um equipamento demonstrar defeito. Normalmente, não é planejada e depende de ação imediata dos responsáveis para evitar que a equipe fique parada aguardando o conserto.


Esse tipo de gestão pode gerar custos elevados, pois se recorre a ele em situação de urgência ou quando os aparelhos estão prestes a apresentar falhas.


Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva é uma proposta que consiste em planejamento e programação da manutenção de equipamentos e dispositivos e que promove uma gestão automatizada da operação.


O que direciona a equipe pra saber o momento certo de realizar a manutenção é o desenvolvimento das soluções com base em inteligência artificial, que oferece dados para prever defeitos e antecipar a necessidade de reparos.


Manutenção Preventiva

Esse tipo de manutenção é realizado a partir de planejamento dos técnicos responsáveis pelos dispositivos. A avaliação é feita considerando o tempo e o uso.


A manutenção preventiva a partir do uso é ideal para equipamentos monitorados por quilometragem ou ciclos de produção, os quais oferecem informações que auxiliam os técnicos a programarem a manutenção.


A avaliação que depende do tempo considera os limites do dispositivo. Caso ele tenha sido utilizado por tempo maior do que o indicado, ou mesmo seja um equipamento de uso frequente, o técnico deve considerar esse prazo para verificar a necessidade de reparos.


A importância da Manutenção Preventiva para instalações elétricas

As instalações elétricas também dependem de manutenção. Para a Ideal Network, a manutenção preventiva promove maior segurança para a equipe que atua no local de trabalho e para o patrimônio, além de garantir a confiabilidade dos sistemas elétricos.


A Ideal Network realiza a manutenção preventiva por meio de ações diversas, como:

- Acompanhamento do painel elétrico;

- Verificação da termografia do painel por meio de equipamento de medição de temperatura;

- Medição da corrente por circuito e por fase;

- Averiguação da compatibilidade do cabo com os disjuntores;

- Realizando a limpeza do painel;

- Observando os diagramas e implementando correções, se necessário;


- Realizando aperto de bornes;

- Analisando terminais, entre outras.


Você inclui manutenção no planejamento da sua empresa? Fale com a Ideal Network e garanta que as suas instalações elétricas sejam seguras e não gerem custo adicional.

36 visualizações0 comentário
bottom of page