Buscar
  • Be Bold

Como montar um projeto de CFTV?

Antes de mais nada, é preciso explicar que o projeto de CFTV - ou Circuito Fechado de Televisão - é um sistema de gerenciamento que tem como base a utilização de uma ou várias câmeras, que devem ser estrategicamente instaladas e conectadas a um gerenciador que repassa as imagens a monitores.


Este tipo de sistema tem como objetivo reforçar a segurança de uma propriedade, isto porque as câmeras realizam um monitoramento contínuo, o que auxilia as empresas especializadas em vigilância na hora de tomarem decisões.


Diferenças entre sistema analógico e sistema de CFTV IP


Primeiro tipo de câmera a se popularizar entre os sistemas de segurança, as câmeras analógicas, como a própria definição diz, funcionam por meio de um sistema analógico, transmitindo as imagens por cabos coaxiais até as entradas AV. Já os modelos de câmeras IP, funcionam em um sistema de rede, como LAN, intranet e internet.


Outra diferença entre estes dois tipos de câmeras está ligada à qualidade das imagens. Isso porque as câmeras IP fornecem imagens em HD ou em resoluções mais altas, possibilitando um zoom sem a perda da qualidade, principalmente para reconhecimento de rostos, placas e outros elementos. O mesmo não acontece com as de sinal analógico que, quanto maior a distância o sinal tem que percorrer via cabo coaxial, maior é a interferência e a perda de qualidade.


Dicas de como montar um projeto de CFTV IP

  1. Defina o objetivo do projeto

É muito importante definir se o seu projeto de CFTV é de porte residencial ou empresarial, visto que eles podem exigir necessidades específicas, bem como o tipo de câmeras que serão utilizadas.

  1. Atente-se à largura da banda

Independente do seu tipo de projeto, é necessário possuir uma internet que proporcione velocidade, boa resolução e seja compatível com o seu cenário. Além disso, a largura da banda deve ser analisada de acordo com a quantidade de equipamentos instalados.

  1. Certifique-se dos equipamentos que operam em redes IP:

  • Câmera IP - responsáveis pela captação e processamento das imagens;

  • Switches para conectar todos os equipamentos (gerenciáveis, não gerenciáveis e PoE);

  • NVR - que possui a função de gravar, arquivar e gerenciar imagens de câmeras IP;

  • HD - utilizados no armazenamento das gravações.

  1. Posicionamento das câmeras​

A movimentação da lente das câmeras é feita de forma fácil e remota. Entretanto, é preciso traçar estrategicamente os locais de instalação para proporcionar melhor aproveitamento e potencial de cada câmera.

  1. Conheça a região a ser monitorada

Antes de realizar a instalação da câmera, faça uma análise completa do local, identificando os locais que demandam maior atenção.

  1. Monitoramento

As imagens podem ser acessadas por qualquer dispositivo móvel em tempo real, porém, em casos de ambientes empresariais, a recomendação é ter uma central de monitoramento para a visualização mais detalhada das imagens.

  1. Formas de armazenamento

Nuvem: nesta modalidade, o armazenamento é adquirido por intermédio de um fornecedor externo de nuvem, que opera a capacidade de armazenamento físico de dados, entregando pela internet. Desta forma, é possível salvar arquivos e acessá-los em tempo real.


Storage: é todo e qualquer dispositivo utilizado para o armazenamento de imagens e dados, como cartões de memória e HDDs. Além do mais, entre as vantagens deste tipo de opção está a possibilidade do transporte de informações.


Servidores: operam com a responsabilidade de oferecer um ambiente que permita o armazenamento, compartilhamento e acesso às gravações.


Benefícios do projeto de CFTV


O monitoramento por Circuito Fechado de Televisão traz diversos benefícios, entre eles:


  • A garantia de monitoramento 24 horas por dia;

  • O custo-benefício vantajoso;

  • O acompanhamento, em tempo real, de áreas de pouco ou nenhum fluxo;

  • O fator de inibição de intenções ilícitas;

  • A viabilização do controle de acesso à distância;

  • O registro de ações ou acessos indevidos;

  • O acesso remoto via smartphone e outros dispositivos.


A Ideal Network oferece soluções personalizadas para projetos de CFTV, buscando atender todas as necessidades de cada um dos seus clientes. Para isso, a empresa conta com tecnologia de ponta e os equipamentos mais modernos disponíveis no mercado.


Saiba mais sobre projetos de CFTV. Entre em contato com a nossa equipe e leve mais segurança para sua casa ou sua empresa.

3 visualizações0 comentário

Ideal Network | Tel: 19 2101-7700 | vendas@idealnetwork.com.br