Análise de energia: investindo na segurança da instalação
- Jéssica Frausto
- 20 de out. de 2022
- 2 min de leitura

Aqui, na Ideal, sempre batemos na tecla da segurança das obras que entregamos a todos os nossos clientes. A garantia de uma operação que ocorre de maneira correta faz parte da entrega de um trabalho de qualidade, além de tranquilizar o cliente em relação à obra.
São várias as maneiras de colocar em prática os cuidados necessários para um sistema elétrico, mas hoje vamos falar, especificamente, sobre a análise da qualidade de energia. Como o nome sugere, é uma verificação capaz de diagnosticar possíveis problemas na rede elétrica de um determinado local.
Como é realizada?
Para a realização desta análise, dados e parâmetros elétricos são coletados por um período definido que, de acordo com Marcos Almeida, diretor e engenheiro da Ideal, é de pelo menos 7 dias.
Um aparelho específico é usado para a coleta dessas informações no local da instalação. Após a finalização, com os dados já recolhidos, o aparelho é levado para uma equipe responsável por conferir os resultados obtidos.
Além da verificação, é gerado um relatório de diagnóstico sobre as considerações da análise. Com o documento, será possível analisar e melhorar pontos de atenção apresentados na instalação elétrica.
Por que analisar a qualidade da energia?
Segundo Almeida, o grande objetivo da análise de qualidade é “manter sempre as instalações dentro das normas e com o máximo de qualidade possível, evitando desperdícios e problemas nos equipamentos instalados”.
Não levar em consideração a qualidade de energia é permitir que existam riscos dentro da instalação, como, por exemplo, a queima de aparelhos, desperdício de energia, aquecimento da fiação, entre outras questões. Em contrapartida, ao realizar a análise ainda é possível maximizar o aproveitamento da energia e, consequentemente, o rendimento do negócio.
Para mais informações, basta entrar em contato com a gente ou solicitar um orçamento clicando aqui.
Comentários