top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Network

A importância da qualidade e as diferenças dos cabos de rede

Ter um projeto muito bem detalhado em mente, assim como saber como preparar toda a sua infraestrutura, são fatores muito importantes para o êxito da sua implantação. Entretanto, mais do que ter um bom planejamento e excelentes práticas na hora de sua execução, é preciso conhecer as diferenças dos cabos redes e investir em materiais de boa qualidade.


Diante da importância deste tema, preparamos algumas dicas para você.


Boa leitura!


Estou montando um projeto que precisa de uma boa infraestrutura e os melhores cabos. E agora?


Cada etapa de um projeto de cabeamento estruturado é importante, assim como a sua infraestrutura. Contudo, na hora de tirá-lo do papel, é fundamental se preocupar com a qualidade dos materiais, além de saber as diferenças entre os cabos de rede, o que pode influenciar diretamente na segurança e na performance da rede.


Flamabilidade


  • Cabo CMX: esse tipo de cabo é indicado para tubulações metálicas, ou seja, em locais onde não exista a concentração de cabos e nem fluxo de ar forçado;


  • Cabo CM: sua indicação é para aplicação vertical e horizontal e em tubulações com muita ocupação, locais sem fluxo de ar forçado ou em locais com condições de propagação de fogo;


  • Cabo CMR: Cabos metálicos (CMR), do tipo riser são indicados para aplicação vertical em poço de elevação (Shaft), em instalações onde os cabos ultrapassem mais de um andar, em locais sem fluxo de ar forçado, em tubulações com pouca ocupação ou em locais com condições de propagação de fogo similares a estas


Categoria


  • Cabo ethernet CAT5E: categoria mais comum, este tipo de cabo é o mais utilizado, pois possui um custo menor e excelente maleabilidade. Consegue atingir taxas de transferência de até 100 Mbps pelas especificações técnicas. Apesar disso, se colocado em distâncias curtas, o cabo consegue transmitir dados em até 1000 Mbps (Gigabit Ethernet).


  • Cabo ethernet CAT6: este tipo de cabo suporta até 1Gbps a uma frequência de 250Mhz e distância de 100m, podendo atingir a velocidade máxima de 10Gbps a uma distância de até 55m. Os pares são enrolados com mais força, e somado a isso, foi adicionado entre os pares divisões de nylon, o que reduziu muito a interferência. Sua estrutura também apresenta mais durabilidade, evitando que os fios dobrem muito.


  • Cabo ethernet CAT6A: é um tipo de cabo que pode atingir uma transmissão de 10Gbps a 500Mhz e distância de 100m. Com um revestimento mais robusto, cabos desta categoria proporcionam uma redução no ruído de sinal. No entanto, são menos flexíveis devido à estrutura, dificultando um pouco a instalação dependendo do local.


  • Cabo ethernet CAT7: cabos deste tipo suportam uma transferência de 10bps a 600Mhz e uma distância de 100m. Além disso, possuem uma blindagem interna de alumínio, assim como os seus pares de fios. Um ponto importante: cabos ethernet CAT7 possuem conectores de metal.


  • Cabo ethernet CAT8: são cabos que conseguem se aproximar, em termos de velocidade de transmissão, aos cabos de fibra óptica, atingindo até 40Gbps a 2.000Mhz.


Blindagem


  • F/UTP- Foiled/Unshielded Twisted Pair: possui blindagem de folha alumínio que envolve os quatro pares trançados (sem blindagem).

  • S/UTP- Braided Shielding/ Unshielded Twisted Pair: possui uma blindagem de fios de alumínio trançados envolvendo os quatro pares de fios trançados (sem blindagem).

  • SF/UTP- Braided Shielding+Foil/Unshielded Twisted Pairs: possui uma blindagem de folha de alumínio em volta de outra blindagem com fios de alumínio trançados que envolvem os quatro pares de fios trançados (sem blindagem).

  • S/FTP- Braided Shielding/Foiled Twisted Pair: possui uma blindagem de fios trançados de alumínio com quatro pares de fios envoltos por uma folha de alumínio individualmente.

  • F/FTP-Foiled/Foiled Twisted Pair: possui uma blindagem de folha de alumínio que envolve quatro pares de fios envoltos por uma folha de alumínio individualmente.

  • U/FTP-Unshielded/Foiled Twisted Pairs: possui somente os quatro pares de fios envoltos por folhas de alumínio individualmente.

  • U/UTP-Unshielded/UnshieldedTwisted Pair: nenhum revestimento de alumínio é utilizado para realizar a blindagem.


Agora que você sabe um pouco sobre as diferenças de cabos de rede, conheça os seus códigos:


TP: Twisted Pair (par trançado).

U: unshielded (sem blindagem).

F: Foil Shielding (blindagem com folha de alumínio).

S: Braided Shielding (blindagem trançada com fios de alumínio).


O material certo garante melhores resultados

Caso você ainda esteja em dúvida, peça a orientação de um profissional qualificado para definir qual cabo se encaixa à sua aplicação. Isso, com certeza, trará mais tranquilidade e você estará mais seguro do investimento feito.


E para garantir o sucesso do seu projeto, você pode contar com a nossa equipe para elaborar a melhor solução para o seu negócio. Entre em contato a Ideal Network e conheça nossas soluções.

58 visualizações0 comentário
bottom of page