Buscar
  • Ideal Network

Data Center X Nuvem: qual a melhor opção para as empresas?


Sua empresa já se questionou se deveria investir em Nuvem ou em Data Center? Depende da estrutura de que necessita para a operação.


Primeiro, é importante entender a sua necessidade de armazenamento, de análise e processamento de dados, ou seja, de quantos servidores serão fundamentais para a empresa. Segundo, é preciso entender o tempo de escalabilidade do negócio.


A seguir, damos mais detalhes para que você faça a escolha ideal.


Data Center X Nuvem

Com a crescente virtualização das empresas, as corporações têm recorrido ao armazenamento em Nuvem pela sua praticidade e independência de uma estrutura física.


Porém, o Data Center continua como aposta das organizações para armazenamento e processamento de dados, já que permite uma gestão feita 100% pela própria empresa e administração de acordo com diretrizes privativas.

Segundo dados apresentados pelo Uptime Institute, essas vantagens fazem do Data Center uma ótima opção sobretudo para indústrias, que requerem proteção absoluta de suas informações e segurança. Além disso, o Data Center permite acesso às informações mesmo quando há queda de links conexão com a internet.


O Data Center ideal para o seu negócio existe

Há diversos tipos de Data Center com infraestrutura que se ajusta às necessidades da operação da empresa. O próprio sistema de nuvem conta com estrutura de um Data Center para funcionar, por exemplo.


O mais comum é o Data Center local controlado pelas empresas e administrado pela própria organização. Essa infraestrutura exige uma equipe com alta qualificação para a operação e tem a vantagem de oferecer controle absoluto das informações.


Porém, há os modelos híbridos, que requerem armazenamento em nuvem nos casos em que a rápida escalabilidade é necessária. É o caso de empresas que necessitam de milhares de servidores, como Google ou Amazon.


A Ideal Network faz o projeto do Data Center que melhor atende às necessidades do seu negócio. Fale conosco e saiba mais sobre as soluções que podemos oferecer!

8 visualizações0 comentário