Buscar
  • Ideal Network

6 pontos a serem avaliados no projeto de tecnologia sem fio que evitam frustações


Apesar de ser uma tecnologia comum, muitas empresas têm dúvidas sobre como investir e quais as vantagens financeiras de investir em rede sem fio, sobretudo por já terem feito o investimento em redes com fio.

Essa dúvida acaba hoje. Listamos alguns dos principais pontos a serem avaliados para apostar em tecnologia sem fio. Confira!


1. Como definir a solução

É muito importante fazer um estudo da aplicação que será utilizada na rede sem fio. A convergência das aplicações, como Voz, Dados e Imagens, todas utilizando a mesma rede IP, requer um estudo que certifique se uma rede sem fio vai suportar todo este tráfego sendo disputado com a parte de dados. É muito importante fazer uma avaliação do ambiente como um todo, na qual serão levantados a quantidade de usuários, o uso de softwares específicos como AutoCAD e de edição de imagens de alta resolução, pois tudo isso pode comprometer o desempenho de uma rede sem fio.


2. A instalação é mais fácil e rápida?

Sim, porém é muito importante fazer um estudo da área que será coberta com a rede sem fio. Definir a quantidade de antenas corretamente evita uma série de aborrecimentos quanto ao desempenho da rede. Às vezes, a quantidade em excesso de antenas, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, pode ser prejudicial devido à sobreposição de sinal de uma antena sobre a outra. Tomando este cuidado, e comparando-a com a rede cabeada, a instalação da rede sem fio é bem mais simplificada, sobretudo em relação à organização do espaço.

Quando há a necessidade de cabos, é preciso abrir canaletas, forros e fazer outros ajustes para otimizar o espaço e oferecer comodidade para a equipe.

No caso da rede sem fio, esse aperfeiçoamento do espaço é dispensável e, portanto, mais rápido.


3. O investimento

A depender do tipo de rede sem fio que a aplicação demanda, o investimento não é muito mais barato do que a rede cabeada. Uma solução de ambiente corporativo requer um nível de gerenciamento constante, onde é necessário ser analisado o tráfego de rede a todo momento. Fazer o controle das antenas também necessita de equipamentos específicos que evitam com que uma antena sobreponha o sinal sobre a outra, assim como o tráfego de rede e muito mais. Com isso, o custo acaba se elevando um pouco, mas se faz necessário para se ter uma rede confiável e de qualidade.

A rede sem fio tem menor custo de manutenção. Além disso, o resultado da conexão em mobile, laptops e outros meios de comunicação utilizados frequentemente é mais simples. A facilidade para se conectar em qualquer espaço do ambiente corporativo facilita a execução de trabalhos, o retorno para o cliente e a recepção de dados. Isso pode fazer a diferença para a sua equipe e para os ganhos da empresa.


4. A rede sem fio permite a mobilidade que a conexão com fio não conseguiria

A partir da área de cobertura implantada, a rede sem fio funciona sem qualquer restrição. Para as empresas, essa vantagem é estratégica, ainda mais com o aumento do uso das redes para realizar reuniões através de celulares, tablets e notebooks, que podem ser conectados em qualquer local, desde que tenha cobertura.

Só para se ter uma ideia, organizações, universidades ou mesmo cidades inteiras podem se beneficiar das redes sem fio.


5. É fácil de expandir, caso a empresa aumente

Sem a limitação dos cabos, sua empresa tem maior possibilidade de expandir, caso ela e/ou as demandas de serviços aumentem.

Nesse caso, basta realizar um novo estudo de aplicação e cobertura. Se não houver a necessidade de novos equipamentos, somente inserindo novas configurações podemos ter um novo serviço que se adapte à sua nova realidade e às novas necessidades da empresa.


6. Energia para antenas

Um grande cuidado que se deve ter é como as antenas serão ligadas à energia. É muito importante que as antenas, mesmo com a falta de energia, permaneçam em funcionamento. Para isso, temos como opção de alimentação um sistema de nobreak ou de Switches POE, sendo que este, por meio do cabo de rede, manda a alimentação para as antenas. Neste caso, o Switch deverá ser alimentado por um sistema de nobreak no Rack em que ele está instalado e de onde parte o cabeamento para as antenas.


Quer saber mais sobre redes sem fio e fazer uma análise da infraestrutura da sua empresa? Estamos à disposição para ajudá-lo! Entre em contato com a Ideal Network.





46 visualizações0 comentário